Estuda melhor com estas 7 dicas

Queres receber mais dicas-ninja deste género? Temos conteúdo para gente dinâmica e activa como tu. Sabe mais aqui.

Seja em plena época de exames ou durante o decorrer normal de um semestre, a matéria para pôr em dia vai acumulando até um ponto em que precisas desesperadamente de estudar para dar resposta a tudo - uma ação que provavelmente andas a adiar indefinidamente a troco de mais algumas horas de lazer diário.

Para te dar motivação nessa heroica tarefa de pegar nos livros à séria, preparámos uma série de dicas que prometem melhorar todo o processo. Não és o único que depois de 12 anos de escolaridade e mais algum tempo de percurso académico ainda sente que nunca aproveita o seu tempo de estudo a 100%. Não te sintas desmotivado, nunca é tarde de mais para começares a tirar o máximo proveito das horas que passas de caneta na mão.

Escolhe o ambiente de estudo certo

Mesmo que por vezes não te apercebas, o ambiente em que estás inserido desempenha um papel fundamental na produtividade da tua sessão de estudo. Cada pessoa é diferente das outras, pelo que deves tu próprio tentar perceber qual o local mais apropriado. O ideal é que te sintas verdadeiramente confortável e livre de distrações.

Algumas estudantes preferem o silêncio absoluto enquanto outros gostam de ter algum barulho de fundo ou de ouvir música. Não existe uma escolha mais acertada que a outra, todas podem ter o seu potencial de te fornecer a concentração necessária.

Escreve... Mas escreve mesmo

Muitas vezes, pode ser tentador consultar a solução dos exercícios antes de pensares muito tempo num problema que encontraste. Ou até mesmo resolver perguntas mais simples mentalmente, passando rapidamente para algo que dê mais trabalho.

Parecendo que não, ao fazeres isto estás a prejudicar o rendimento do teu estudo e a consolidação da matéria. Escrever as respostas ajuda-te a gravar conceitos no teu cérebro de forma mais definitiva, enquanto passares mais tempo a pensar num problema antes de ires ver a sua resolução garante que vais desenvolvendo a tua capacidade de raciocínio.

Queres receber mais dicas-ninja deste género? Temos conteúdo para gente dinâmica e activa como tu. Sabe mais aqui.

Utiliza o computador com cuidado

É certo que o computador ou o tablet podem afigurar-se como grandes aliados durante o estudo. Apesar disso, estas ferramentas podem acabar por sabotar todo o processo de aprendizagem se não forem utilizadas da forma correta.

Uma boa maneira de garantires que não estás a ser distraído envolve desactivar todas as notificações e fechar separadores das redes sociais. Mesmo que precises do Facebook para esclarecer dúvidas com colegas, podes recorrer à página Messenger.com, garantindo assim que não começas a divagar com o conteúdo do teu feed de notícias.

Cria o teu próprio calendário de estudo

Muitas pessoas não conseguem estudar de forma produtiva a não ser que estejam pressionadas pela aproximação da data de um exame importante. Se fazes parte deste grupo, talvez queiras começar a criar os teus próprios horários de estudo.

Começa por contar as horas diárias que tens livres e por definir um peso associado a cada disciplina que tens para fazer. Depois, basta dividires cada uma delas pelo horário que tens disponível. Mesmo que não tenhas nenhum teste brevemente, é sempre uma boa estratégia optares por preencher este tempo revendo a matéria lecionada nas aulas.

Testa-te em ambiente de prova

Para ser bem-sucedido numa prova de avaliação académica, para além de ter a matéria bem consolidada na cabeça, é também necessário conseguir pô-la em prática suficientemente rápido e sob pressão. Este pode ser o pormenor que diferencia completamente os bons alunos dos medianos.

Mesmo que não sintas esta necessidade, é importante que tentes resolver uma prova semelhante àquela que vais realizar no tempo estipulado. Vais ver que na hora da verdade tudo se torna mais fácil.

Tira bons apontamentos

Tirar bons apontamentos não só é uma excelente forma de te manteres concentrado durante a aula, como traz grandes benefícios à tua sessão de estudo. Permite-te registar a matéria de uma forma mais acessível do que aquela que está normalmente exposta nos livros.

Se quiseres, podes até voltar a reescrevê-los depois de chegares a casa. Esta é uma excelente maneira de reveres a matéria dada enquanto olhas para os raciocínios desenvolvidos de uma outra forma. Eventualmente, podes até acabar por perceber algo que te tinha escapado durante a aula.

Faz pausas

Se vais estudar durante várias horas, certifica-te que fazes pausas de cinco minutos de meia em meia hora. Isto vai fazer com que possas relaxar durante alguns momentos, preparando o teu cérebro para se voltar a focar durante um novo período.

Opta por fazer algum exercício durante estas pausas, como levantares-te e ires buscar um copo de água ou algo semelhante. Podes até aproveitar este tempo para comer de forma saudável. Talvez queiras seguir as nossas sugestões de alimentos saudáveis para comeres enquanto estudas.

Queres receber mais dicas-ninja deste género? Temos conteúdo para gente dinâmica e activa como tu. Sabe mais aqui.