5 passos a seguir para um emprego de sonho

Queres receber mais dicas-ninja deste género? Temos conteúdo para gente dinâmica e activa como tu. Sabe mais aqui.

Todas as pessoas idealizam um emprego de sonho numa qualquer empresa da sua área de eleição. Aquela posição que as faria acordar ansiosas por chegar ao local de trabalho e participar ativamente na vida corporativa. Infelizmente, do sonho à prática ainda vai alguma distância, e se ainda não tiveste a tua oportunidade de ouro, é sinal que possivelmente não estarás a seguir as melhores estratégias.

Hoje vamos levantar o pano de algumas das dicas que damos aos candidatos que se registam na nossa plataforma de emprego em unono.net. São 5 passos que te podem levar a finalmente conseguir o teu emprego de sonho naquela empresa de topo. Go ahead!

1. Prepara cada pormenor do teu CV ao detalhe

Se estamos a falar de uma posição de sonho, provavelmente trata-se de uma empresa desejada por um número considerável de candidatos, com um processo de recrutamento apertado. Assim, não te podes dar ao luxo de cometer nenhum erro na hora de preparar o teu CV. Afinal de contas, muito provavelmente, esse vai ser o primeiro ponto de contato entre ti um potencial recrutador. Confere o nosso artigo e aprende a preparar cada pormenor do teu CV ao detalhe.

2. Faz uma pesquisa intensiva

Mete a Internet a trabalhar para ti: explora toda a informação disponível sobre a empresa em causa. Desde a cultura, práticas, hierarquia, departamentos e projetos em que possam estar inseridos. Informa-te quanto a eventuais programas de trainees, estágios ou outras iniciativas.

Caso exista, esta informação deverá estar disponível na Internet e ser-te-á bastante útil na hora de te candidatares a uma vaga disponível. Todo esse conhecimento vai fazer com que te destaques positivamente durante uma eventual entrevista de emprego.

Se conheceres alguém que trabalhe na empresa, aproveita para pedir conselhos úteis para a tua situação e tenta saber mais sobre a forma como essa pessoa foi contratada e sobre todos os processos de recrutamento disponíveis.

3. Perde a vergonha e investe no networking 

A procura ativa de um emprego através de meios digitais é um passo essencial para encontrares o teu novo trabalho de sonho. Mas nem tudo passa por aí: o networking e o contacto pessoal com profissionais da tua indústria também podem ser armas importantes nesta tua jornada.

Num mercado de trabalho tão competitivo e dinâmico como aquele a que hoje temos acesso, as oportunidades para apostares no networking multiplicam-se semanalmente. Sejam em feiras universitárias, coffe-breaks temáticos ou eventos after-work para conviveres com pessoas com interesses semelhantes aos teus. Basta estares atento às tuas Redes Sociais e não teres medo de sair de casa e conheceres gente nova – vais ver que as oportunidades começam a aparecer.

4. Tira proveito das plataformas sociais

Investe tempo em manter a tua página de LinkedIn atualizada. E mais do que isso, certifica-te de que és um nó ativo nessa rede social. Explora as publicações criadas pela tua rede de contactos e partilha aquelas que achares relevante. Manteres-te ativo de forma objetiva no panorama das redes profissionais é uma forma fácil de apareceres no radar de potenciais trabalhadores da empresa em que pretendes entrar.

Se já tens uma página pessoal, não te limites a utilizá-la para incluir os teus detalhes profissionais e de contacto. Começa a utilizá-la como um blogue, onde partilhas pontos de vista e informação relevante sobre a indústria onde pretendes trabalhar. E certifica-te de que partilhas estes artigos no LinkedIn!

5. Faz a tua candidatura espontânea

Se já reviraste todos os recursos relativos a possíveis processos de recrutamento ou oportunidades em aberto mas mesmo assim não descobriste uma nesga por onde entrar, envia uma candidatura espontânea. Prepara uma carta de motivação cuidada para anexares ao teu CV, em que explicas as razões que te levam a acreditar que és uma mais valia para a equipa.

Procura o e-mail do departamento de recursos humanos ou de outra pessoa apropriada e envia a tua candidatura. Na pior das hipóteses, vais receber uma resposta negativa – mas nem tudo é mau, a empresa pode não estar interessada em contratar no momento, mas ficas registado na base de dados para futuras oportunidades. Um “não” já tu tens, não perdes nada em tentar. Boa sorte!

Se seguires estes 5 passos, vais aumentar exponencialmente as tuas probabilidades de seres selecionado para o teu emprego de sonho. Na unono.net, podemos ajudar-te ainda mais nessa ambição. Basta deixares o teu CV na nossa plataforma e os nossos ninjas vão tratar de fazer um match com uma oportunidade brutal numa das nossas empresas-parceiras. Fácil e rápido!