5 formas simples de aprender algo novo todos os dias

 

  1. Tira mais proveito dos teus minutos mortos

Podemos nem nos aperceber, mas os nossos dias aparentemente tão preenchidos também têm os seus tempos mortos. Ou pelo menos, têm tempos dos quais podias retirar ainda mais proveito, com um pouco de originalidade.

Pensa, por exemplo, no tempo que gastas em transportes públicos até ao teu local de estudo/trabalho. Uma simples App de aprendizagem linguística pode funcionar como o passatempo perfeito que te vai pôr o cérebro a funcionar logo de manhã. Ou quem sabe, talvez possas transferir uma série de podcasts sobre determinado assunto, para ires ouvindo todas as manhãs enquanto estás no duche.

Nunca te esqueças que ao fim de muito tempo estes escassos minutos diários podem ter suficientes para desenvolver em muito o teu conhecimento sobre uma determinada língua ou área.

  1. Convive com pessoas diferentes todos os dias

No teu local de trabalho ou na tua universidade passas por dezenas (ou centenas) de pessoas diariamente, que conheces vagamente, mas das quais pouco ou nada sabes na realidade.

Para te ajudar a aprender algo novo todos os dias, experimenta sair da tua zona de conforto e perder a vergonha de as convidares para se sentarem contigo na cantina, ou esforça-te por manter 5 minutos de conversa junto à máquina do café. O contacto mais aprofundado com pessoas novas todos os dias tornar-te-á alguém mais culto e, a longo prazo, um indivíduo muito mais interessante.

  1. Não tenhas medo de mudar a tua rotina

Da mesma forma que envergar por um caminho diferente durante um percurso diário te pode levar a descobrir uma nova e desconhecida esplanada bem perto do sítio onde moras, também muitas outras rotinas podem ser alteradas tendo em vista a procura de novas realidades.

Ter uma rotina definida pode ser útil para aumentar a produtividade e o conforto, mas se for encarada como um dogma diário acaba por limitar a criatividade. Experimentar ligeiras variações da forma como estás habituado a desempenhar as tuas atividades diárias pode ser suficiente para te confrontar com novas experiências e dar novo conhecimento sobre a melhor forma de seres bem-sucedido.

  1. Lê antes de dormir

Existem poucas dúvidas de que ler é uma das melhores formas de te pores em contacto com nova e interessante informação nas áreas que mais gostas. Assim sendo, no que a aprender novas coisas diariamente diz respeito, não existe melhor sugestão do que uma rotina de leitura que sigas mesmo.

Independentemente do pouco tempo que tenhas ou da acumulação de cansaço do dia, esforça-te por ler meia dúzia de páginas diariamente. Ao fim de alguns meses, verás que este método te fez conseguir terminar várias dezenas de livros.

  1. Inicia o teu próprio diário

Os nossos dias envolvem atividades em que estamos sujeitos a um bombardeamento constante de nova informação. Se a esta rotina ainda acrescentares as sugestões que te demos até aqui, muito facilmente darás por ti perdido nesta torrente de novo factos.

Iniciar um diário é uma ótima forma de te manteres a par daquilo que realmente interessa. Numa hora que te convenha, senta-te por 5 minutos e tenta apontar a informação mais relevante que aprendeste nas últimas 24 horas.

Está cientificamente provado que apontar novos conceitos e lições no papel depois de os aprender é uma excelente forma de contribuir para a sua retenção.