10 dicas que vão fazer de 2017 o melhor ano da tua vida

“Ano novo, vida nova” é o cliché que ano após ano vai povoando as Redes Sociais e as conversas boca a boca um pouco por todo o mundo. Se essa vontade de melhoria morre dentro de algumas semanas ou não, já depende de cada pessoa. Mas já que esta é a altura perfeita para investir em dicas de motivação, preparámos um artigo que te vai ajudar a abrir os olhos para aquilo em que deves investir se queres fazer de 2017 um ano positivo na tua vida.

Assim sendo, certifica-te que durante os próximos 365 dias tens sempre estes 10 conselhos em mente. O tempo passa rápido, por isso nunca te esqueças “daqui a um ano, vais desejar ter começado agora”.

Não temas o sucesso alheio. As pessoas mais bem-sucedidas na vida são aquelas que não têm medo do sucesso dos outros. Contribui para que aqueles que te rodeiam se tornem melhores pessoas – apoia os seus projetos pessoais e esforça-te para os manteres motivados. Vais perceber que a longo prazo isto vai trazer-te relações mais duradouras e contribuir para que também tu te tornes uma melhor pessoa.

Investe em projetos a longo prazo. Tudo aquilo que vale realmente a pena fazer demora tempo. Não esperes resultados imediatos nem desmotives se não conseguires atingir os teus objetivos num curto espaço de tempo. Certifica-te que continuas a trabalhar na direção certa, não interessa quão rápido vais desde que nunca pares.

Dá menos valor às Redes Sociais. As pessoas esforçam-se por transmitir uma imagem exagerada da sua própria vida nas Redes Sociais. Não utilizes o conteúdo partilhado pelos que te rodeiam para fazeres comparações com a tua própria vida. Nunca te esqueças que geralmente, as pessoas só partilham os bons momentos.

Não meças o teu esforço em termos de horas. O tempo investido numa atividade, tarefa, ou projeto, nem sempre traduz realmente todo o teu empenho. Tenta analisar aquilo que conseguiste fazer pelos resultados práticos que alcançaste, em vez de medires o teu sucesso em termos de horas. Vais conseguir obter mais em menos tempo.

Não acredites na sorte. A sorte favorece os audazes e bate à porta daqueles que trabalham no duro. Não deixes que a tua vida seja guiada por uma crença na sorte ou no destino, esse é um pensamento aliciante para os preguiçosos. Só tens o poder de ditar o rumo dos acontecimentos.

Não esperes pelo momento certo para começar. O teu perfecionismo pode levar-te a acreditar que todas as coisas têm um momento certo para serem feitas – mas essa crença está na base da procrastinação que te impede de iniciar novos projetos e alcançar novas metas. A parte mais difícil é sempre o início, por isso agarra os teus objetivos logo que possas.

Investe em experiências em vez de bens materiais. Os investimentos que maior retorno te podem trazer são as experiências capazes de te fazer sair da zona de conforto e conhecer melhor o mundo e as pessoas que te rodeiam. Troca bens materiais por experiências que te possam mostrar novas perspetivas de vida.

Dá mais valor à tua saúde e bem-estar. Não interessa se estás a ser bem-sucedido na vida, em termos profissionais ou académicos, se estás a prejudicar a tua saúde para o conseguires. Dá mais valor ao exercício físico, à alimentação e ao descanso. A longo prazo, vais agradecer-te.

Não tenhas medo de falhar. Nunca te vais tornar numa pessoa melhor se estiveres constantemente a jogar pelo seguro. Não deixes de fazer coisas novas por teres medo de não ser bem-sucedido.

Passa tempo com a tua família e amigos próximos. A correria do dia-a-dia pode fazer-nos esquecer de quem são as pessoas importantes na nossa vida. Esforça-te por passar mais tempo com a tua família e com amigos que não vejas há algum tempo. É uma excelente forma de redefinires as tuas prioridades e investires nas relações que realmente interessam.