10 coisas que precisas de saber sobre a vida universitária

A Unono explica-te aquilo que nunca te contaram sobre a Universidade.

Passamos toda a nossa infância a ver filmes americanos que retratam a chegada à universidade, a jogar "Os SIMS na Universidade" e a ouvir os relatos dos primos mais velhos que "já são doutores". Durante o ensino secundário, a escolha do melhor curso e da melhor universidade é, provavelmente, o maior desafio que temos que enfrentar. Mas, na prática, como é efectivamente a vida na universidade? Poderíamos fazer como os concorrentes dos reality-shows e responder que "só quem lá está é que sabe", mas na Unono queremos que te sintas preparado e confiante para esta nova fase da tua vida. Deixamos-te então 10 coisas essenciais que precisas de saber sobre a vida na universidade:

10. ESTUDAREI ATÉ QUE A VOZ ME DOA - Não te queremos assustar, mas se achas que o secundário foi exigente no que toca a testes e trabalhos, prepara-te psicologicamente para o que aí vem. Na universidade, muitas vão ser as horas de sono perdidas em luta por boas notas. A biblioteca vai ser a tua segunda casa, sobretudo na época dos exames. Vão mandar-te calar quando deixares cair a caneta no chão ou quando tentares arrumar a cadeira sem fazer barulho. Vais ser olhado com inveja quando conseguires a última tomada livre para carregares o computador. Vais passar horas a fio a procurar a bibliografia obrigatória da pior cadeira do curso, até descobrires que o livro que procuras só tem um exemplar publicado, exemplar esse que está perdido numa biblioteca secreta no Cambodja.

9. 70% DO CORPO HUMANO É CONSTITUÍDO POR ̶ ̶Á̶G̶U̶A̶ CAFEÍNA- As máquinas de café a 40 cêntimos vão ser as tuas melhores amigas quando tiveres aulas às oito da manhã (ou às dez, ou ao meio dia, ou às seis da tarde), de tal maneira que os teus pais vão desconfiar quando disseres que já não tens dinheiro a meio do mês. Vais sentir a dor de pedir moedas de cinco cêntimos a todos os colegas do curso (e nunca mais as devolver), e na hora de pedir o café a máquina decide oferecer-te gentilmente um copo de água a ferver. Vais achar que é o karma a fazer das suas por teres pedido cinco cêntimos emprestados ao cromo do curso com quem sempre gozaste.

8. A DIETA DO ESTUDANTE É A MAIS APETECIDA - Também as máquinas de snacks vão satisfazer os teus desejos durante as maratonas de estudo. Vais conhecer o mundo das intoxicações alimentares com a comida do refeitório e criar laços de amizade com as senhoras do bar que já põem os teus croissants com queijo na tostadeira sem que tenhas que pedir. A comida da mamã vai saber ainda melhor quando aquecida num tupperware ou acabadinha de fazer quando chegares a casa ao fim-de-semana.

7. "ENTÃO, O QUE É QUE ANDAS A FAZER NA VIDA?" - Nem só de estudo vive a universidade. São muitas as actividades extra-curriculares à tua disposição: desde as associações de estudantes, aos clubes desportivos, passando pelos jornais e pelas festas, há de tudo para todos os gostos. Os anos da universidade são o melhor tempo para o teu enriquecimento pessoal, por isso não te esqueças que tudo o que fizeres a par dos estudos será certamente uma mais-valia para o teu currículo.

6. "PROFESSORA, DESCULPE O ATRASO"- Há coisas que nunca mudam durante os tempos de estudante. Também na universidade vais dar as desculpas mais esfarrapadas quando chegares atrasado às aulas. Vais dizer que estava muito trânsito quando toda a gente sabe que moras a 300 metros da faculdade e que estiveste a ver todas as temporadas de FRIENDS até às quatro da manhã.

5. "TAKE CARE OF YOUR BELONGINGS" - As greves do Metro vão ser mais constantes que o número de meias desirmanadas no teu armário. Vão ser um excelente pretexto para ficares a dormir, ou então para caminhares pela cidade e descobrires sítios que não conhecias antes. Podes ainda viver a experiência alucinante de viajar num autocarro da Carris em dia de greve do metro, o que para além de ser um excelente espaço para um estudo sociológico, é também o mais próximo que podes estar da sensação que o atum deve ter dentro de uma lata de Bom Petisco.

4. BEM-VINDOS AO PRÓS E CONTRAS- Muitas vão ser as discussões com os teus colegas ao almoço, ou nas tardes de primavera passadas no jardim do Arco do Cego. Desde o existencialismo de Nietzsche, ao vencedor do último prémio Nobel da Paz, passando por questões verdadeiramente importantes, como o corte de cabelo do professor gordinho ou se a forma correcta é "guarda-chuva" ou "chapéu de chuva", tudo serve como tema de debate.

3. MUSIC MAKES THE PEOPLE COME TOGETHER- Na universidade vais encontrar pessoas com interesses e gostos muito parecidos com os teus. Ninguém vai fazer cara de ponto de interrogação quando falares dos inserir nome de banda de rock experimental australiana que editou o seu primeiro EP há 15 minutos nem dizer que só ouves coisas esquisitas que ninguém conhece. Vão concordar contigo e dizer que o baterista é primo do vocalista, que se notam grandes influênicas do psicadelismo dos anos 70 na sua sonoridade, e que a digressão europeia vai começar na semana que vem. No entanto, vais saber de cor as letras de Quim Barreiros e andar todo o dia a cantarolar o Jajão depois de mais um arraial universitário.

2. A MINHA UNIVERSIDADE É MELHOR QUE A TUA- Mesmo que decidas não participar na praxe e nas actividades de integração, existe um sentimento de pertença face à universidade que vai fazer parte de ti, quer queiras, quer não. Vais defender a tua faculdade com unhas e dentes, argumentar com conhecimento de causa sobre todas as razões pelas quais o teu curso "é o melhor de todos" e sentir que estás, efectivamente, no sítio certo. As rivalidades vão ficar de lado quando houver churrasco na universidade vizinha.

1. AMIGOS DA UNIVERSIDADE SÃO PARA A VIDA - Já todos ouvimos este lema vezes sem conta, e apesar de ainda não termos vivido o suficiente para saber se é verdade, gostamos de acreditar que sim. Como já dissemos, na universidade vais encontrar pessoas com os mesmos gostos, interesses, crenças e convicções que tu. Vais enganar-te nas primeiras impressões que tirares da maioria dos teus colegas, fazer amizades improváveis nos trabalhos de grupo e nas festas temáticas. Apesar de parecer cliché, o melhor da universidade são, de facto, as pessoas.

Agora sim estás preparado para entrar na Universidade. Boa sorte!